terça-feira, 13 de agosto de 2013

Review | AIA Summer Party Portimão | 11 De Agosto


É sempre maravilhoso comentar sobre a experiência de ver Keane em nosso país. A apresentação dos Keane no AIA Summer Party está certamente no top5 das melhores apresentações da banda no país.

Logo pela manhã, um grupo de fãs (incluindo nós do KeanePortugal) já estava a porta do Autódromo, a organizar uma fila, como já é por hábito. Por volta das 11:30hs da manhã, uma carrinha branca passou por nós e sem darmos conta parou, e de dentro dela sai Richard Hughes, que veio ter connosco muito sorridente e animado, de admirar o gesto de Richard que fez questão de vir ter connosco por iniciativa própria, nós sequer o tínhamos visto. Cumprimentou-nos, falou sobre o calor que estava ontem no sul de Portugal e reconheceu-nos, ao dizer que estávamos também no concerto da semana passada em (...) Richard mais uma vez teve dificuldades em pronunciar o nome e surgiu novamente a brincadeira do “Cantawhat?”. Como sempre, foi um encontro cheio de risos e muita alegria com o baterista que foi o primeiro a chegar ao recinto, pois foi convidado a dar algumas voltas num Porsche. Do lado de fora, ouvimos o som do motor do carro e ainda conseguimos ver uma das curvas feitas pelo piloto, que estava a acompanhar Richard.

O dia ia passando e apesar do calor se fazia sentir, tivemos sorte, pois o pessoal da segurança e staff do recinto eram muito simpáticos e solidários e permitiu que nós nos abrigassemos na pouca sombra que havia no local.

Depois do passeio de Porsche, Richard veio novamente ter connosco, e desta vez tivemos direito a elogios, Richard chegou acompanhado pela organização do autódromo e com o piloto que o acompanhou no passeio, apresentou-nos a todos como um grupo de fãs muito dedicado. Nesta altura, oferecemos-lhe uma prenda alusiva ao #Caturday do Twitter. (Ps: O carro afinal não era um Porsche como Richard anunciou no twitter e sim um Nissan GTR)

Passado o dia, chegou o momento de entramos ao recinto. Um pouco antes das 17hs já estávamos dentro do Autódromo e muitos caminharam para a Golden Circle para garantir o melhor lugar, enquanto outros ficaram-se pelo paddock também a garantir um bom lugar ou ainda a divertirem-se. Havia uma variedade de entretenimento dentro do Autódromo, como piscina, passeio de balão, karaoke com músicas dos Keane, passatempos, etc … foi algo realmente diferente e divertido.

Em conversa entre os fãs já no recinto surgiu a preocupação e algum receio do evento não ter a casa cheia, por diversas razões, mas nos surpreendemos quando a noite chegou e o autódromo estava completamente preenchido por famílias, fãs de outros países e muita gente bonita e com boa disposição.

A primeira parte foi feita pelos portugueses Blind Zero, que conseguiram aquecer a plateia que estava ali pelos Keane.


Os Keane subiram no palco por volta das 23:06hs e estiveram presente até 0:40hs. Realmente foi surpreendente conhecer a força do público do Sul. A primeira vez dos Keane no Algarve com certeza ficará na lembrança da banda e certamente poderão voltar um dia a esta região tão linda e calorosa de Portugal. Como o próprio Tom disse é um dos locais onde costuma passar suas férias e Richard acrescentou que também já havia estado por ali a passar férias, lá pelos seus 12 anos de idade, o que rendeu risos quando Tom completou que isso foi há muuuitooo tempo atrás …


Um dos momentos mais divertidos da noite foi em Spiralling, quando toda a primeira fila lançou confetes para o ar, em todos os "OOHHs" da canção. A banda sorriu muito e o concerto transformou-se numa grande festa. Podemos dizer que houve espetáculo em palco, e cá em baixo também. Não só com os confetes mas também ao final de Disconnected, quando a primeira fila começou a entoar o refrão à capella, acompanhados de mais alguns corajosos que decidiram “competir” com a banda. A banda sorriu e agradeceu.

O Tom não se esqueceu de falar português e la conseguiu arrancar sorrisos e ovações ao pedir num bom português que “fizéssemos barulho” e também disse em português “que gostavam muito de estar em Portugal”.

O concerto poderia durar a noite inteira, o ambiente estava fantástico, a banda visivelmente feliz e o público a espera de mais, mas a hora estava marcada e o concerto tinha que terminar, a banda deixou o palco com indícios que voltaria para um segundo encore, que não aconteceu, não tocaram Under Pressure, talvez pela falta de tempo, não sabemos …
Mas a felicidade já era completa, uma setlist louvável, além dos clássicos tivemos direito a My Shadow, Sea Fog, Day Will Come e Disconnected.

setlist

Se já temos saudades? Sim, até porque agora a banda não deve voltar a Portugal tão cedo, mas como “preferidos” já sabemos que assim que for possível eles voltarão!

Sem comentários:

Enviar um comentário