quarta-feira, 2 de maio de 2012

Música a música | Silenced By The Night #2

Após a explicação da primeira música, You Are YoungTim explica agora o significado por detrás da música  Silenced By The Night - um dos singles de lançamento e que já conta com um vídeo muito criativo.


2 - Silenced By The Night

No final de 2009 eu comecei a sentir que não estava a escrever músicas suficientes. Com a tour do Perfect Symmetry ficou complicado eu encontrar tempo para escrever, e entre tentar terminar o Night Train e escrever algumas músicas para os Mt. Desolation eu apercebi-me que não tinha feito nenhum progresso no novo álbum dos Keane. Eu li uma entrevista com a banda Doves onde eles falam de um livro chamado The Frustrated Songwriter’s Handbook, onde basicamente sugere sentar com alguns amigos à uma hora marcada e tentar escrever 20 canções (cada um) em 12 horas. Portanto eu e o Jesse tentamos fazê-lo algumas vezes ao longo dos últimos anos – eu escrevi cerca de 70 canções dessa forma e muitas das músicas do Strangeland surgiram desse processo. Silenced By The Night foi uma delas.

Eu tinha estado a ver o fantástico e inspirador documentário do Peter Bogdanovich sobre Tom Petty, e eu estava interessado na forma como ele usa frequentemente a mesma sequência de acordes vezes sem conta, mudando a melodia para criar diferentes secções (os U2 fazem muito isto também!). Enfim, quando fazes este tipo de escrita intensiva tu tens de agarrar inspirações de forma rápida por isso pensei em tentar repetir o acorde, e isso tornou-se no hipnótico riff de piano presente em Silenced By The Night. Penso que o ritmo tornou-a instintivamente numa ‘canção de condução’; e eu sempre gostei de conduzir à noite, por isso a letra do verso veio daí. Eu não encontrava a frase para o refrão e estava a ficar sem tempo, foi quando olhei para a parte de trás do piano e vi uma cópia da biografia sobre o Nick Drake de Patrick Humphries. Eu lembrava-me de uma passagem de lá sobre quando as pessoas se sentem muito deprimidas, tudo lhes parece irremediável durante a noite, mas depois chega a manhã, e tudo começa a ser mais claro de novo. Portanto a ideia de tentar ultrapassar a noite até ao amanhecer tornou-se no refrão da música.

- Tim

Lê o texto original aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário