segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva | Keane em Portugal | 2012


 
 
O ano de 2012 para nós, fãs de Keane, sem dúvidas foi um ano muito especial - o lançamento de Strangeland e a presença da banda em 4 concertos no nosso país!!

A tour que começou ainda em Março na cidade que fez parte da insipiração para o novo álbum - Bexhill,  deu início a uma maratona de concertos, a banda visitou países e cidades onde nunca tinham estado, dando a oportunidade a muitos fãs, que tiveram a felicidade de ver a banda ao vivo pela primeira vez ...

Pouco tempo depois, começaram a ser anunciados vários showcases pela Europa para a divulgação do novo ábum, e não tardou chegar a nossa vez, em Maio, mais precisamente no dia 16, Keane em Portugal, no TMN Ao Vivo, um espetáculo intimista para 500 fãs, onde pudemos estar colados, cara a cara com a banda, que nos apresentou de maneira emocionada algumas das novas músicas de Strangeland. Surpeendemos a banda, pois apesar de recente já tinhamos algumas das novas letras na ponta da língua, e a nossa alegria e vivacidade rendeu muitos elogios por parte da banda, Tom Chaplin em especial, que afirmou que mesmo sendo um concerto "intimista" conseguimos tranformar a sala numa espetáculo caloroso!
 
E como soavam bem ao vivo as novas canções, foi apenas um aperitivo, nós queríamos mais, muito mais ...

De regresso a Europa a banda começou com concertos maiores, e regressaram à Portugal no verão, para os festivais e o escolhido foi o Cascais Music Festival, no dia 16 de Julho, onde numa noite agradável de verão, todos se juntaram para mais um concerto especial, é verdade que a "casa" não estava cheia e é verdade também que ao início o público parecia um tanto quanto desanimado, talvez pelo calor, mas como bom púbico português que somos, assim que a banda pisou em palco rapidamente os ânimos se exaltaram, e tivemos a certeza que sim, seria mais uma noite especial. É só lembrar do momento Disconnected! Um público inteirinho a entoar o refrão depois que a banda já tinha terminado  a música ... foi emocionante sim, para nós e para eles , Tom Chaplin, rendido, deixou um rasgado elogio dizendo que foi o público mais afinado que encontrou em todo o mundo até hoje. Modéstia à parte, não duvidamos.  

Após alguns meses longe do nosso país, as saudades já começavam a apertar, de ambas às parte diríamos nós, pois sempre que tem oportunidade Tom Chaplin não se cansa de reiterar o seu amor por Portugal,  não só como um dos seus destinos turísticos prediletos, mas também como um dos palcos mais acolhedores que já pisou! 

E sendo assim, anunciaram não só uma, mas mais duas datas em Portugal, dentro da tour europeia, e desta vez, além de Lisboa, também um regresso glorioso à cidade do Porto, onde a banda já não atuava desde o Festival Marés Vivas em 2009. O encontro estava marcado para Outubro, dias 20 e 21!

O local escolhido em Lisboa, desta vez, foi o Campo Pequeno e o entusiasmo do público não esmoreceu com a frequência das visitas ao país e os Keane foram acolhidos pelos «portuguese friends» segundo palavras do próprio Tom Chaplin com o entusiasmo de quem os vê pela primeira vez, mas também com a cumplicidade de quem já faz parte da família. E com o povo de Lisboa a mostrar porque é que a banda é sempre tão bem recebida e bem vinda a este país cantamos a noite toda, à pleno pulmões em mais uma noite grandiosa! 

E para encerrar o ano Keane em Portugal nada mais especial que um concerto no  belíssimo Coliseu do Porto, que esgotou para os ver! E um público verdadeiramente saudoso merecia uma prenda especial, o regresso de Hamburg Song à setlist, num momento para lá de especial ... nitidamente a banda se sentia em casa, os sorrisos eram rasgados e a emoção estava por todo o lado, público e banda, numa conjugação perfeita, um espetáculo  único, intimistas, todos envolvidos na magia da música, interagindo com ela. Já na altura sentimos o quão especial o concerto tinha sido, e para reafirmar essa sensação, a banda referidiu em muitas entrevistas a mesma sensação, e recentemente pelas palavras do  próprio Jesse Quin, o melhor da tour! E pelas palavras do próprio Tom Chaplin  um concerto que «Vai ficar nas nossas memórias durante muito tempo»!! 

E assim, terminou a nossa maratona de concertos cá em Portugal, a banda ainda continuou por muitas cidades, muitos países, muitos continentes, europa, ásia, américas ... em meio a tudo isso a banda, ainda reservou seus momentos para ajudar nas campanhas e as instituições de soliderariedade como já lhes é habitual e também angariou alguns prémios, mais que merecidos, como o Q Award para melhor vídeo!  É claro que a banda levou para casa outros prémios, e também surpreendeu bastante ao trazer de volta as setlists músicas há anos que não tocavam, além de participar de vários eventos, dar várias entrevistas e fazer muitas outras coisas. Mas tentamos resumir da melhor maneira tudo o que foi 2012.

Esperamos que o Keane Portugal tenha contribuido para manter tudo sempre organizado, atualizado e traduzido na nossa língua. Agradecemos todo o apoio e carinho e desejamos a todos um excelente e próspero 2013, e que neste novo ano nós estejamos aqui dando continuidade a este projeto juntamente com o vosso apoio , partilhando sempre com todos vocês os momentos épicos da nossa banda preferida!


UM EXCELENTE ANO PARA TODOS VOCÊS!! 



Equipa Keane Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário