sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Q&A | Tour na Europa | Richard responde ao Keane Netherland

Esta "edição" do Q&A teve o apoio especial do Clube de fãs alemão da banda - o Keane Netherland, que disponibilizou as fantásticas perguntas para o baterista da banda responder.

Os links para as páginas do Clube de fãs são: Facebook e Twitter.

O post original pode ser lido na integra aqui.

P: Como é que o Tom prepara a sua voz, para poder cantar durante uma noite inteira, durante toda a tour?
R: Normalmente, ele aquece durante algum tempo, apesar de como ele canta no soundcheck a sua voz tende a ficar bem preparada, e não há muito a fazer. Definitivamente, tentamos minimizar o canto quando fazemos três concertos seguidos - provavelmente ele não cantará muito no soundcheck em Paris, por exemplo.


P: Recentemente, os Keane fizeram uma cover fantástica de The River, mas SE o Bruce Springsteen planeasse fazer uma cover dos Keane, qual era aquela que queriam que fosse?
R: Wow, óptima pergunta - penso que o Strangeland tem as nossas canções mais Springsteeny, por isso talvez o Sovereigh Light Café... Penso que iria soar bem!

P: Já tocaram em muitos locais fechados e ao ar livre, mas qual é que preferes, e porquê?
R: Os grandes festivais são muito divertidos, especialmente quando começa a ficar escuro, por isso se tivesse de escolher o meu último concerto era isso que eu gostaria, mas não me preocupa muito!

P: Há uns anos, houve uma coisa chamada "the mini doc" durante a tour, esse brilhante conceito irá regressar?
R: Ha, foi o Tom, não foi? Depende do quão inspirado ele se sentir em trazer a sua câmara de novo (por isso talvez não!)

P: Quando se fala de ideias brilhantes, e que tal o regresso das entrevistas "What Do You Think Of"? Eram muito engraçadas.
R: Ver acima!

P: Já alguma vez pensaram em tocar com uma Orquestra Sinfónica?
R: Nós adorariamos! Uma de uma longa lista de coisas que gostaríamos de fazer. Eu gostei muito de coisas como o iTunes session de há uns anos - com uma pequena secção de cordas.

P: Quando os alemães viajam para um país estrangeiro elas levam manteiga de amendoim, batatas e café com eles. Há alguma coisa que tens de levar contigo em tour?
R: Café, claro (grãos, amolador e um aeropress ou filtro V60).

P: Não te cansas de tocar quase todos os dias? E o que fazem para ficarem saudáveis e bem?
R: O Tom e o Jesse acabaram de ir ao ginásio enquanto escrevo isto. Todos nós fazemos exercício (eu só faço em dias de folga porque o concerto é um treino físico para mim). Nós tentamos comer bem (não há chocolate no autocarro da tour!) e temos a sorte de ter o Popcorn Catering (empresa) connosco nesta tour, e eles fazem-nos (e à nossa equipa) comida muito saudável e óptima, todos os dias.

P: Quem faz as setlists e qual é a motivação por trás de algumas canções?
R: O Tom gosta de as fazer neste momento, ele procura ver como as canções fluem, e a forma como elas alteram de uma nota para outra - às vezes ele encontra uma combinação de músicas que é difícil de conjugar, e por isso ele trata disso. Depois depende do tempo que temos, e como o local nos soa - uma música como a Black Rain não vai soar tão bem numa espécie de alpendre mas poderá soar muito bem num teatro. 

P: Hoje em dia a indústria da música é mais baseada no single em vez de fazer grandes álbuns. O que pensas disso?
R: Nós ainda vemos muitos álbuns por aí, mas percebemos que o mundo mudou - nós tentamos sempre fazer um disco de grandes canções do início ao fim, mas consigo ver que punem as pessoas que costumavam fazer um disco com um ou dois singles e um resto de "palha". 

P: És interessado em bandas/artistas novos e consegues ajudá-los a encontrar o seu caminho na indústria da música?
R: Claro - o melhor que podemos fazer é convidar as boas bandas a fazer uma tour connosco, que temos feito sempre.

P: Já há planos para o Álbum #5?
R: Não - ainda estamos a fazer a tour do álbum 4!

P: Que países, que não tenhas ido, gostarias de visitar?
R: Gostaria de voltar à China e tocar em mais alguns sítios por lá, mais a Nova Zelândia, e alguns países que perdemos na América do Sul como a Bolivia, Equador, Venezuela... E penso que deveriamos tocar no Hawaii, e adoraria tocar no Alasca!

P: Já terem filhos e estarem casados afecta a composição e os temas que são abordados?
R: Sem dúvida que a vida contribui para o que o Tim escreve, por isso direi que sim.

P: Nós sabemos que o Tom é um brilhante compositor por causa da música Closer Now e o Jesse pelos seus tempos com os The Mets e Mt. Desolation também. Mas porque é que as músicas dos Keane são escritas pelo Tim?
R: O Tom nunca nos mostrou uma canção que quisesse que tocassemos, mas quem sabe se não irá acontecer no futuro.

P: Qual foi o local onde gostaste mais de tocar e porquê?
R: Essa é quase uma pergunta impossível, mas muitos dos nossos primeiros concertos têm memórias incríveis - o primeiro Glastonbury, por exemplo.

P: E novamente, muito obrigada pela oportunidade!
R: Sem problema. Obrigado pelo fantástico conjunto de perguntas.

Sem comentários:

Enviar um comentário