quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Q&A | J A Bayona e Sergio G Sanchez | Diretores de Disconnected

Na semana em que o mais recente single - Disconnected - foi lançado, o site oficial dos Keane falou com os dois talentosos diretores - J.A. Bayona e Sergio G Sanchez, onde se descobriu mais sobre toda a produção, expectativas e construção do irreverente vídeo.

Podes ler o original das perguntas neste link.


P: Olá rapazes. Como é que se envolveram com o video Disconnected?
R: Através da nossa amiga Alexandra Rossi, que conhece o Adam, o manager da banda. Ela apresentou-nos depois de um concerto da tour Perfect Symmetry. E quando o novo disco saiu eles pensaram em nós para fazer um vídeo. O dia em que o telefone tocou pareceu como uma manhã de Natal.

P: Já eram fãs dos Keane?
R: Fãs leais. Sim. Definitivamente.

P: Qual foi o conceito/ideia original para o video?
R: A letra estava cheia de imagens que sugeriam uma história de terror. "Something's crept in under our door... Silence soaking through the floor... You're boarding up the window now" Pensamos que seria interessante seguir essa linha e desenvolver uma história de terror que iria funcionar como contraste ao tom melódico da canção.

P: Quão próximo tentaram ligar a história à letra da canção?
R: Apenas como uma base para que o público pudesse reconhecer. A ideia era criar a história que pudesse ser interpretada de diversas maneiras. Não uma narrativa fechada mas algo ambíguo. Os fãs vão ver o vídeo continuamente apenas para ouvir a música, por isso pensámos que seria interessante que a cada visualização pudesse ser interpretada de maneira diferente. Quando duas pessoas se "desligam", quem é que persegue quem?

P: Como é que encontraram o local para o vídeo?
R: A casa é Capellades, a cerca de uma hora de Barcelona. E ali não há fantasmas. Na verdade, as pessoas que lá vivem são muito ativas e não podiam ser mais simpáticas. Foi o Jorge Llama, o produtor executivo para a companhia de produção Canada, que encontrou. Eles filmaram outro vídeo lá, o Invisible Light para os Scissor Sisters. Nós fomos lá investigar e nos apaixonamos imediatamente. Era perfeito e pensamos que conseguiriamos fazer com que parecesse totalmente diferente. A Maria, a dona foi muito acessível e deixou-nos fazer tudo o que quisessemos, mesmo inundar a casa-de-banho, o que fez com que o chão quase caísse... Foi um momento tenso!

P: As filmagens correram bem?
R: Um espectáculo! Todas as pessoas envolvidas deram o seu melhor e tivemos momentos muito divertidos de filmagens. Era quase como um grupo de miúdos a brincar e a aproveitar tudo imensamente.

P: O que acharam das capacidades de representação do Tom?
R: Ele foi muito simpático! Ele deixou muito claro que ele não era um ator e que não gostava muito de "representar" nos seus vídeos de música, mas ele fê-lo na mesma. A atmosfera não podia ser mais relaxada e ele rapidamente ficou à vontade com os pequenos desafios que lhe davamos. E nós abusamos um bocadinho dele. Especialmente quando estavamos a filmar as folhas no ar, elas estavam constantemente a bater-lhe nos olhos dele e até engoliu algumas. Pobre rapaz! Foi muito engraçado quando o Bayona lhe pediu para ele fazer uma cara à Norman Bates para o fim da filmagem. Ele é um querido, um rapaz muito prestável. Mas ele foi capaz de mostrar um pouco do seu lado negro, mesmo sem os olhos vermelhos!

P: Ficaram contentes com o resultado do filme?
R: Nós adoramos e adoramos fazê-lo juntos e conhecer a banda. É uma memória que iremos preservar para sempre.

P: Têm estado a par nas respostas dos fãs no Youtube, etc?
R: Sim, alguns pensam que a abordagem a um filme de terror foi uma escolha estranha mas a resposta tem sido positiva. E nós ficamos encantados. Esperamos que possamos fazer um outro video com eles um dia.

P: Presumidamente estão felizes com a nomeação do Q Award para Melhor Vídeo, não?
R: Podes crer! Para nós fazer o vídeo já parecia um prémio mas a nomeação foi fantástica. É óptimo sentires que o teu trabalho é apreciado por outros fãs dos Keane.

P: Finalmente, qual é o vosso próximo trabalho?
R: "The Impossible" que o Juan Antonio (Bayona) realizou e o Sergio (G Sanchez) escreveu, vai estar nos cinemas em breve. Agora estamos a promover o filme. Depois disso o Bayona vai estar a fazer o seu novo filme e o Sergio a realizar um filme seu também, mas esperemos que existam outras oportunidades de trabalharem juntos em breve.


Making of do vídeo Disconnected dos Keane.

Produção: Canada
Director: Sergio G Sanchez / J A Bayona
Câmara (do Making of): Cenzo A de Haro
Edição/Publicação: Pablo de Felippo

Sem comentários:

Enviar um comentário