sábado, 19 de maio de 2012

Review | Keane no TMN Ao Vivo - 16 de Maio

Na passada quarta-feira, dia 16 de Maio, estava marcado o regresso dos Keane a Portugal para um pequeno e exclusivo showcase, na ainda recente sala TMN Ao Vivo, para apresentar o novo disco - Strangeland.

Marcado para as 21h30, a banda manteve a pontualidade britânica e entrou segundos depois.
Com os fãs tão próximos do palco, foi, sem dúvidas uma apresentação muito intíma e numa versão mais acústica.

A 'pequena' setlist esteve recheada de êxitos como o já clássico This Is The Last Time, que numa versão mais calma Tom Chaplin  e Tim Rice-Oxley, contaram com a ajuda do público num efusivo entusiasmo provando mais uma vez porque somos tão adorados pelos Keane.

 
Jesse Quin, Tom Chaplin e Richard Hughes

Tim Rice-Oxley

Depois de um óptimo começo com a ajuda do público presente, cheios de energia e como viria o Tom a dizer "cheios de espírito latino" - Richard Hughes e Jesse Quin, juntaram-se à metade da banda presente em palco.

O pequeno mas muito composto público provou saber todas as letras - desde as mais antigas às mais recentes como a fantástica Disconnected.

Com o público a cantar sob o olhar atento e orgulhoso da banda, foram diversas as vezes que o Tom Chaplin virava o microfone para os fãs e sorria. O brilho intensificou-se quando a banda começou a tocar os primeiros acordes de Everybody's Changing.

Apesar dos cinquenta minutos de concerto e de uma setlist bem pequena, foi um showcase emocionante, com uma energia incrível, uma performance ao mais alto nível. Interagindo muito com o público com direito a pequenas piadas sobre os concertos que tinham dado anteriormente, onde o vocalista disse "têm sido sempre muito calmos, sossegados e respeitosos. Mas aqui, como sempre, é tudo diferente".

Motivado pelo livro oferecido pelo clube de fãs da banda em Portugal, houve direito a uma tentativa, digamos que muito bem conseguida, por parte do vocalista em tentar falar português, lendo as frases propostas nesse mesmo livro - incluindo a longa mas muito característica "Deixem os vossos problemas lá fora e cantem com a alma".


Revelando ser uma das favoritas do Tom, Sovereigh Light Café que possui uma letra muito pessoal, que fala sobre a amizade de longa data que une os membros da banda e todas as suas esperanças no futuro, enquanto jovens.
Apesar de fazer parte do recente Strangeland,  o público surpreendeu mais uma vez ao cantar toda a letra.

Houve tempo de recordar o primeiro single do segundo álbum Under The Iron Sea - a fantástica Is It Any Wonder? onde a banda mostrou mais uma vez que consegue surpreender sempre, seja em que contexto for.

Interagindo com o público, Tom pergunta aos fãs quais as suas músicas preferidas do novo Strangeland. Entre muitas respostas, o animado vocalista gracejou, ao ouvir alguém gritar o nome que esperava ouvir, para introduzir como sua preferida também e anunciou que iriam cantar a belíssima The Starting Line.


De regresso ao primeiro álbum, Hopes And Fears, surpreenderam ao tocar uma versão diferente mas igualmente fantástica de Bend And Break. O primeiro single do álbum lançado no início do mês também fez parte do alinhamento, Silenced By The Night foi cantado sem falhas - comprovando a eficácia do público português ali reunido.

Foi uma surpresa quando o simpático e acessível Richard Hughes pegou em sua máquina fotográfica, deixou o palco e se juntou ao público, decidindo assim, enquanto não era solictado pela banda, tirar fotografias aos seus colegas enquanto tocavam a balada Sea Fog, mais uma pérola do reportório dos Keane. Antes de inciar a canção, Tom tristemente explicou que Tim Rice-Oxley não estava num dos melhores dias, estava doente com gripe e não ia conseguir acompanha-lo, foi substituido por Jesse, as vezes que a música pedia.

Com Richard a regressar ao palco, a banda concluiu o fantástico showcase com Bedshaped, com o público cantando mais uma vez em alto e bom som toda a letra, da ja habitual canção que encerra os concertos.

Em retrospectiva foi mais uma noite incrível, cheia de calor, amor e carinho do público português pela banda e vice-versa, houve lugar para tudo - incluindo uma promessa de regresso - pela terceira vez em 2012, para um concerto em Outubro. Já é sabido e confirmado que eles estarão cá no próximo dia 16 de Julho no Cascais Music Festival. Esperemos que passe depressa, já estamos ansiosos para reviver tudo isso novamente!

Alinhamento:

This Is The Last Time
Disconnected
Everybody's Changing
Sovereigh Light Café
Is It Any Wonder?
The Starting Line
Bend And Break
Silenced By The Night
Sea Fog
Bedshaped


Um fã disponibilizou o concerto - que foi passado no facebook da TMN e na Rádio Comercial - para download do audio e do video.

Outras reviews do concerto por Blitz e Palco Principal.


Texto, fotografias e vídeos por: KeanePortugal

Sem comentários:

Enviar um comentário