segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Always on the road with KEANE - London, Bexhill & Margate

Temos total noção que não somos grandes escritoras, e que à parte de algumas pessoas verdadeiramente interessadas, muito poucos são aqueles que leem por completo estes diários de viagens, mas cremos que ainda que só por um leitor vale a pena escreve-los. Quem estiver verdadeiramente interessado perca um bocadinho do vosso tempo a ler a nossa aventura para ver Keane em outro país, pois poderá encontrar alguma informação útil e com certeza muita inspiração para um dia fazer o mesmo!

Dia 1 (29-11-12)

Finalmente, chegou o grande dia, o dia de regressar novamente ao Reino Unido para ver mais dois concertos dos Keane, ainda com os concertos de Junho na Brixton Academy no coração e claro, todos os concertos especiais em Portugal, sem dúvidas que este ano foi o ano Keane! Mas como nunca nos cansamos, lá fomos nós de novo, em busca de mais emoções e aventuras …

Saímos do Porto, logo no primeiro vôo da manhã pela Ryanair, diga-se de passagem, cada vez mais chatos com a bagagem e dentro do avião mais parece que estamos em alguma espécie de feira aérea, tamanha a quantidade de coisas que são anunciadas para venda, num ritmo non stop …

Chegada ao UK sempre emocionante, ver o Sol nascer lá de cima, não tem preço … toda a burocracia resolvida, primeira paragem no Costa Café do aeroporto de Stansted para um pequeno almoço em condições e siga para a cidade!  Depois de alguns “metros” e de alguma procura, lá encontramos o hotel, muito moderno e confortável. Check-in feito, malas largadas, hora de bater pernas pela cidade … fomos encontrar dois amigos portugueses que estão a viver em Londres, também muito apreciadores de música e concertos, fizeram questão de nos levar para conhecer a famosa loja de discos 'Rough Trade' e depois de um jantar agradável e de muita boa conversa hora de regressar ao hotel , descansar bem para o grande dia!!

Dia 2 (30-11-2012)

Com os lugares garantidos na primeira fila para o concerto que nos aguardava à noite, pudemos passear durante todo o dia, o local escolhido foi a Oxford Street, para algumas comprinhas, almoçar e antes de seguir para a Arena O2, uma passadinha rápida ao hotel  para deixar as tralhas e dar uma última retocada no visual! Haha!

A ansiedade já começava a tomar conta de nós, muitas eram as expetativas para a grande noite, ver Keane tocar num palco no centro da arena para mais de 20 mil pessoas. É, a noite prometia ser grandiosa!
Muitos foram os que criticaram e acharam estranho e chato o fato de ser um concerto com lugares sentados,  mas não poderia ter sido mais perfeito, pois com lugares garantidos, pudemos aproveitar o dia todo e descansar, sem ter que perder horas fazendo fila para ficar à frente, estávamos com a bateria toda carregada, prontas para grandiosa noite …

Assim que chegamos a Arena, os nossos sorrisos já eram rasgados, apesar do frio! Vários restaurantes tinham como trilha sonora as músicas dos Keane, e logo a entrada grandes cartazes anunciavam que aquela era a noite dos Keane! Rapidamente começamos a encontrar, em meio as pessoas que já andavam por lá, algumas caras conhecidas, fãs que como nós estão sempre nos concertos por lá, e antes de entrar, que tal uma visita ao merchandise para umas comprinhas keneanas? Sabe sempre bem, as novas tshirts "Black Rain" são lindas!

Hora de abertura das portas às 18:30 em ponto! Lá fomos nós super ansiosas, pois não sabíamos bem se os nossos lugares seriam verdadeiramente bons lugares, mas assim que entramos na Arena, ainda vazia, rapidamente procuramos nossos lugares, e quando sentamos, relaxamos, avaliamos, olhamos uma para outra e dissemos, isto vai ser épico, estamos mesmo coladas ao palco! As nossas caras deveriam ser patéticas, pois os seguranças só se riam de nós! LOL Mas tudo isso tinha um nome! Felicidade!!

Começamos a ficar inquietas, assistimos a banda de abertura, os Wolf Gang, ainda sentadas, com uma Arena ainda vazia, mas rapidamente percebemos que não queríamos ficar sentadas na hora dos Keane, não tinha lógica nenhuma! Fomos perguntar aos seguranças se podíamos ficar de pé encostadas a grade, ao que ele disse, sim se estivessemos nas primeiras cadeiras podiamos, e para nossa alegria, assim o fizemos, ainda estavam a arrumar o palco, e já lá estávamos de pé grudadas na grade, assistindo a todas as movimentações. O fato do palco ser “in the round” nos permitia ter uma visão total de tudo o que se passava, desde a movimentação dos técnicos de som, luz e toda a parafernalha que envolve um concerto daquela magnitude.



Às 8:45 em ponto, as luzes se apagam e para nossa surpresa começa o que nos pareceu ser a introdução de “She Has No Time” e é com essa pequena introdução que a banda surge, passando literalmente pelo meio do público, com sorrisos e de braços no ar cumprimentado todos que ali estavam, sobem ao palco gloriosos como sempre e começam o espetáculo ao som da já habitual e vibrante “You Are Young”.


Surpreendentemente todo o público ficou de pé, e manteve-se assim durante todo o concerto, um público extremamente efusivo e empolgado, à altura da banda que estava radiante de alegria, Tom Chaplin não parava quieto um segundo, sempre a passear por todos os cantos do palco, assim como Tim e Jesse que música a música iam alterando suas posições, de modo a que todos os pudessem ver, e Richard tinha uma bateria giratória que acompanhava toda a movimentação dos demais integrantes da banda, tudo isso acompanhado de um som de qualidade e de uma panóplia de luzes  brancas e coloridas que tornaram, o espetáculo ainda mais grandioso. Destaque para as 'disco balls' que desciam e subiam na hora de "Crystal Ball". Visual fantástico!


Um dos momentos mais lindos do concerto, foi sem dúvida ouvir “She Has No Time” que Tom introduziu dizendo que a canção é inspirada nele e quem escreveu a canção foi “um velho amigo” pois na altura “ele gostava de uma menina que não gostava dele”, ao que uma voz feminina surge do fundo atrás de nós e grita “bitch” arrancando gargalhadas de todos! Tom começa a sua interpretação na nossa frente, apenas ele e uma luz, algo quase que celestial, momento lindo, para recordar para sempre …



 “Can’t Stop Now” acústico, só voz e guitarra acústica, foi um momento mais que especial, era parte de um sonho ouvir essa canção ao vivo! E vivemos esse sonho, ali naquele momento, surreal!  "Hamburg Song" foi igualmente linda, Tom chega a se emocionar e diz “há tanto amor aqui neste local que mal consigo cantar” … e terminam antes do encore com Bedshaped regressando a versão “oh ohhh” com todo o público a fazer o seu papel, arrepiante!

Em meio a toda aquela empolgação, emoção e alegria, tivemos alguns momentos curiosos e especiais, como o sorrisão do Jesse quando nos avistou na grade, ou quando Tom fica sozinho para cantar “Can’t Stop Now” todos descem do palco e sentam-se poucos metros de nós e ficam na conversa, o que nos distraiu bastante, pois não sabíamos muito bem para onde olhar … o fato do palco ser no meio também nos possibilitou ver grande parte do público e sua reação, avistamos os pais do Tom nas bancadas, muito empolgados e felizes, ele o pai, era só palmas, coreografias e sorrisos, a mãe não parava de “tentar” tirar fotos. Um casal realmente amoroso.

E depois de um encore com "Sea Fog", "Sovereign Light Café" e "Crystal Ball" dão o espetáculo por encerrado, felizes e muito orgulhosos deixam o palco com muitas palavras de agradecimento pela  noite incrível! (setlist)


Nós, com um sorriso de orelha a orelha e uma lagrimita no canto do olho, nos despedimos deles com um xauzinho e um até muito em breve … next stop - Margate, ahh mas não sem antes dar uma passadinha em Bexhill para visitar o já famoso “Sovereign Light Café”!! ;)


 
Texto, fotos e vídeos por Cláudia e Polly 

1 comentário:

  1. Acho,ao contrário do que dizem, que são enormes escritoras...porque escreveram com a alma e as vossas palavras chegam direitinho ao coração...permitiram-me viajar até à O2 e vivenciar as emoções que tão bem souberam partilhar...essa é a maior qualidade que uma review pode ter, não é? Muito obrigada, do coração**
    PS - "She has no time" está arrepiante...:')

    ResponderEliminar