terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

STRANGELAND - detalhes sobre o novo álbum


Depois do anúncio oficial no site da banda sobre o lançamento do tão aguardado novo álbum Strangeland, muitas curiosidades começaram a ser lançadas e desvendadas.

O álbum foi produzido por Dan Grech-Marguerat (que já trabalhou com bandas como The Vaccines, Radiohead ou a mais recente revelação Lana Del Rey). Sobre o álbum, Dan revelou que o objetivo da banda era regressar ao som e ambição de Hopes and Fears, regressar à escrita dos dois primeiros álbuns.

Sobre o álbum, o Tim revelou ao site Music Week que Strangeland “Falamos muito sobre o som e ambição do álbum anteriormente...sobre voltar à composição dos primeiros dois álbuns. Queríamos fazer um álbum que soasse rico e mais simples". A banda revela ainda que a sonoridade do álbum “parece uma aventura, que pode sugerir coisas diferentes a pessoas diferentes. Como qualquer aventura, é repleta de incertezas e potenciais revezes mas também oferece a possibilidade de experiências extraordinárias e descobertas magníficas. A viagem ao longo de “Strangeland” pode ser uma jornada de redenção".

Sovereigh Light Café foi a primeira música escrita para o Strangeland, que começou a ganhar forma ainda durante a tour Perfect Symmetry em São Paulo - Brasil, numa viagem de carro do aeroporto até ao hotel e revelada em estado quase de demo em concertos em meados de 2009, sobre a música Tim diz que “É muito emocional. Do coração. É menos filtrada de certo modo”.

Neon River  (http://youtu.be/Nk1F2-QLhqE) é de encher o orgulho, com grandes promessas de mais um belo instrumental, como já tem vindo a ser tradição nos álbuns da banda desde Under The Iron Sea.

Tom revela que quando ouviu Watch How You Go pela primeira vez, questionou se seria sobre ele, concluindo com “Possui a qualidade que as melhores músicas do Tim têm.”. A música é um clássico dos Keane, é uma canção “agridoce” sobre amizade, carregada com determinadas emoções que só muitos anos conseguem trazer.

Um sentimento parecido está em In Your Own Time (http://youtu.be/FIEqfl2T_hY), onde Tom afirma que “A nível pessoal, eu estava ansioso por cantá-la”.

A música The Starting Line - “Forget the ghosts that make you old before your time”, fala da emoção e entusiasmo da juventude que acabam por ser perdidos ao longo dos anos.

Já a música On The Road (http://youtu.be/EEgCzRpWY3c), que no vídeo só apresenta um pequeno excerto com o Jesse Quin, é uma lembrança de sucumbir ao medo do desconhecido, negar as diversas coisas que fazem a vida digna de ser vivida.

You Are Young foi pensada pela primeira vez quando o Tim estava no festival Glastonbury, constatando que “You’re never too old to feel those moments of epiphany” ou seja “Nunca és demasiado velho para sentir aqueles momentos de revelação.”

Há ainda uma suspeita que este misterioso nome num dos vídeos publicados SFStl seja um exerto da canção Sea Fog, título inspirado no estúdio montado pelo Tim (http://youtu.be/m35VI-1iCuI).

Black Rain foi escrito depois de Tim ver um filme de guerra animado “Waltz With Bashir” de Ari Folman e é uma espécie de “electrónica febril”.

Tanto Disconnected como Day Will Come (http://youtu.be/tsNNkXT6v4Y) - “Some days set your world on fire/Some days they sink like stones” são outros exemplos da habilidade da banda em tornar emoções complicadas em canções simples e de sentimento algo poético.

O conhecido site de música Billboard revelou ainda que a editora está a ponderar lançar dois singles diferentes lançando no Reino Unido Disconnected e nos Estados Unidos Silenced By The Night. Isto porque o mercado norte-americano reage melhor a músicas mais dançáveis enquanto no mercado britânico há uma maior aceitação a baladas e músicas mais calmas.

Alinhamento de Strangeland:

1. You Are Young
2. Silenced By The Night
3. Disconnected
4. Watch How You Go
5. Sovereign Light Cafe
6. On The Road
7. The Starting Line
8. Black Rain
9. Neon River
10. Day Will Come
11. In Your Own Time
12. Sea Fog

Fontes:
Billboard
Twitter - Keane News
Keane - Biografia 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário